Caspa: sintomas e tratamento com remédios caseiros
A caspa nunca é desejada, causa muito desconforto, diminui a auto-estima de quem a desenvolve e se não for tratada pode ficar fora de controle.
O que é a caspa
A caspa é uma inflamação da pele (geralmente no couro cabeludo) que desencadeia descamação em excesso da área afetada devido a produção excessiva de oleosidade pelas glândulas sebáceas.
A caspa também é conhecida como dermatite seborreica e pode surgir em outras áreas do rosto como orelhas, sobrancelhas, cantos do nariz e até mesmo no tórax.
O que causa caspa
A caspa pode ser desencadeada por diversos fatores e pode apresentar períodos de melhora e de piora.
Vejamos abaixo algumas situações que podem desencadear caspa ou dermatite seborreica:
- Estresse
- Má alimentação
- Excesso no consumo de álcool
- Assepsia inadequada na cabeça e/ou no corpo
- Uso excessivo de secador
- Banhos muito quente e longos
- Exposição ao sol
Sintomas da caspa
Os sintomas da caspa podem surgir de forma isolada ou acompanhados de outros sintomas e podem ser agravados se não tratados e/ou quando expostos a algum outro agente desencadeador que citamos anteriormente.
São sintomas conhecidos da caspa:
- Coceira
- Ardência
- Descamação
- Escamas brancas ou oleosas
- Cabelos excessivamente oleosos na região raíz
- Queda de cabelo
Tratamento com remédio caseiro
A boa notícia é que podemos tratar a caspa com remédios caseiros, principalmente em seu estágio inicial, mas é importante ressaltar que o diagnóstico e tratamento deve ser feito sempre através de um profissional da área.
1. Babosa (aloe vera)
A babosa ou aloe vera é conhecida por seus diversos benefícios à saúde, como por exemplo aliviar a coceira na pele o que faz dela um remédio caseiro para caspa perfeito nesses casos de coceira e vermelhidão.
Retirar o gel das folhas e aplicar no couro cabeludo e deixar agir de 15 a 20 minutos e enxaguar o cabelo com um xampu neutro e água fria pelo menos duas vezes ao dia.
2. Vinagre de maçã
O vinagre de maçã é muito conhecido pela sua ação antifúngica, o que o torna outra excelente opção de remédio caseiro para caspa e deve ser aplicado uma vez ao dia.
Misturar em partes iguais vinagre de maçã com água e aplicar em todo couro cabeludo com auxílio de um algodão e em seguida massagear com os dedos por 3 minutos para ajudar a espalhar a mistura e deixar agir por 15 minutos e enxaguar.
3. Suco de limão
O limão também tem propriedade antifúngica, elimina o excesso de oleosidade do cabelo, equilibra o pH da pele do couro cabeludo e ainda tem o poder de reduzir a coceira.
Dilua o suco de 1 limão em 500ml de água, e aplique no couro cabeludo e deixe agir por 10 minutos e depois enxágue com xampu neutro.
O limão pode causar ressecamento do couro cabeludo se usado direta e diariamente, por isso é recomendado a diluição em água, mas a aplicação direta no couro cabeludo com auxílio de um algodão pode ser utilizada em casos mais severos de caspa e coceira.
Outro ponto importante a ressaltar é que o limão pode causar queimaduras na pele quando exposta ao sol, então, não utilize esta técnica quando for sair de casa.
Bônus! como prevenir a caspa
Não existe uma forma comprovada de como prevenir a caspa mas há alguns cuidados que podemos tomar que podem contribuir para o não aparecimento ou melhora no tratamento da doença. São eles:
- Não tomar banho muito quente
- Em casos de caspa severa, evitar a exposição ao sol em horários de sol extremo
- Lavar os cabelos todos os dias
- Controlar o estresse
- Manter o couro cabeludo sempre bem seco e arejado
- Não prender o cabelo ainda molhado
- Usar xampu que não sejam leitosos (os transparentes são os melhores)
Conclusão
Foi apresentado a você o que é a caspa, o que causa, sintomas, tratamento com remédios caseiros e diversas formas que podem auxiliar o processo de prevenção desta doença.
E você, agora não tem mais desculpas para não usar roupas de cor preta não é mesmo?